roteiro-baby-pasta-água
Pasta D’água para brotoejas de calor
Com este verão infernal que está castigando Brasília era de se esperar que surgissem brotoejas de calor na pele da minha pequena bebê.
Falei com o pediatra e veio a sugestão de tratamento baratíssimo, antiquíssimo e bastante simples: dois banhos por dia (evitando água quente), roupas frescas 100% algodão e a aplicação de “Pasta d’água” nas áreas atingidas.
Ele também sugeriu a pomada Desonol para as áreas que poderiam estar sofrendo com o atrito da pele da bebê (que é naturalmente muito sensível) com roupas, fraldas etc. No entanto, (ATENÇÃO) caso vocês prefiram esse tratamento para tratar brotoejas de calor, lembrem-se que por se tratar de um medicamento, o pediatra precisa ser previamente consultado!
No início, usei mais a Desonol do que a pasta, já que a primeira é transparente e de fácil aplicação. Já a pasta é bem branca, deixa a bebê toda “sujinha” e também faz um pózinho branco, depois de seco, que suja o berço e tudo o mais. No entanto, o calor só aumenta e eu não gostei da idéia de passar uma pomada (que não deixa de ser um medicamento/remédio) na minha filha tão pequena, todos os dias, por tempo indeterminado.
Resolvi, então, insistir com a Pasta D’Água, me acostumei e agora até indico o uso em casos de brotoejas de calor.
Pasta d’água é uma “suspensão usada no tratamento de dermatoses, contendo óxido de zinco, talco, glicerina e água”, custa de R$3 a R$5 (dados de 2011), dura uma vida inteira e faz milagres (mesmo, gente!).
Sugiro a aplicação da pasta depois de um banhinho. É preciso usar o produto apenas nas áreas atingidas pelas brotoejas de calor, já que na pele sã ele provoca ressecamento.
Como a minha bebê, com quase 4 meses, já lambe, chupa, morde e esfrega todas as partes do corpo, tenho preferido fazer o tratamento à noite. Dou banho, passo a pasta e a coloco para dormir.  Na manhã do dia  seguinte, dou outro banho para tirar o excesso.
Durante o dia, só aplico a pasta se as brotoejas de calor estiverem realmente mais “graves”. Nestes casos, faço a aplicação com cotonete, apenas nas regiões mais afetadas.
E não se assustem como eu me assustei quando comecei a usar o produto. Os bebês vão mesmo ficar manchadinhos de branco. Parece uma maquiagem. A roupa fica com uma poeirinha branca (do talco) que incomoda as mães com mania de limpeza (como eu), mas não mancha.
Ah! E Água Termal também é bacana para bebês e alivia muito o calor. Não é um tratamento para brotoejas de calor, mas refresca muito e pode até evito-las!
——————————
Leia também:
Autoria de RoteiroBaby