Mingau: faz bem ou faz mal?



Muitas mães têm dúvidas em relação a fase em que a criança pode começar a ingerir  os farináceos industrializados.


As opções são muitas: farinha láctea, neston, nutriton, cremogema, flocos de milho etc. E as principais dúvidas, nesse contexto, são: eles são importantes para a nutrição infantil? A ingestão dos farináceos industrializados só engorda ou também nutre?

Aqui em casa, a possibilidade de oferecer mingau para a minha filha MUDOU a nossa vida! Ela gosta e aceita muitas variedades das misturas que invento… e diante da dificuldade diária em alimentá-la, já que ela não aceita papinhas salgadas e só gosta de leite, carne e frutas, o mingau passou a ser a via para fazer com que a Bruna coma mais fibras, carboidratos etc. 

Muita gente acha que essa não é uma refeição saudável, mas eu provo que é possível torná-la muito nutritiva… e fazer com que a criança (principalmente as “menos gulosas” como a minha) aceitem mais essa opção de lanche, de forma saudável. 


A meu pedido, a Dra. Lara Garcia, escreveu um post bastante esclarecedor (AQUI) sobre o assunto, explicando que os farináceos não devem ser oferecidos antes de 8 meses de idade… e que, desde então, é interessante dar prioridade para as opções de cereais INTEGRAIS. 



FASE IDEAL PARA OFERECER FARINÁCEOS:

Muitos pediatras sugerem que os farináceos sejam introduzidas na alimentação infantil  a partir do primeiro aninho, fase em que a demanda por carboidratos na vida do bebê aumenta consideravelmente e que coincide com um período em que a criança tem seu gasto energético aumentado por já ensaiar os primeiros passos.  

Os pediatras têm toda razão. É importante não antecipar o uso de alimentos que não nutrem e só engordam, principalmente, se se trata de bebês que já apresentam sobrepeso ou risco de  obesidade.


FARINÁCEOS INTEGRAIS:

Pediatras e nutricionistas são favoráveis ao uso farináceos no preparo de refeições para bebês se os mesmos forem feitos com cereais integrais. Devido a presença das fibras, os cereais integrais apresentam índice glicêmico menor e favorecem a nutrição sem induzir ganho de peso  excessivo. 

Os cereais integrais também são fontes de vitaminas e minerais importantes para a nutrição infantil e, por isso, devem SIM  fazer parte do cardápio diário das crianças. 


DICA: OFEREÇA MINGAU INTEGRAL para seu bebê:

Algumas crianças são muito seletivas e rejeitam grande parte dos alimentos que são oferecidos. Diante disso acho adequado antecipar a oferta dos farináceos integrais (mucilon, maisena e cremogema não são integrais, heim mamães?!) com o objetivo de  aumentar o “leque” de opções  e a oferta de nutrientes que são essenciais nesta fase. 

Adicionados ao leite na forma de mingau (frio ou quente) ou ainda adicionados em vitaminas e iogurtes, os cereais fazem sucesso entre os pequenos. As crianças com baixo peso ou aquelas que  se apresentam em risco nutricional por não aceitarem preparações mais sólidas (comida) se beneficiam ainda mais com o uso dos cereais integrais.

Os  fabricantes mais atentos já estão reformulando seus produtos  de forma a melhorar a composição dos mesmos. Produtos antigos e “ já consagrados na alimentação infantil”  já são comercializados com  um selo  verde que diz “FEITO COM CEREAL INTEGRAL”. Além disso os farináceos integrais de hoje  vem com adição de zinco, vitamina C, vitamina A e do fumarato que é um tipo de  ferro de alta absorção.




IMPORTANTE:

A introdução de cereais na alimentação complementar ao leite materno NUNCA deve anteceder o 6º mês do bebê. No planejamento da introdução de alimentos para bebês, é interessante programar a introdução dos cereais integrais a partir dos  8 meses de idade, já que nesta fase a criança já testou parte dos alimentos naturais (frutas e vegetais) e já tem maturidade digestiva para ingerir  e aproveitar os nutrientes presentes nos os cereais integrais.

- – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – 

RECEITA DA MÃE DA BRUNA – MINGAU INTEGRAL 

200 ou 210 ml de leite (o leite que a criança estiver tomando normalmente) 
100ml de água filtrada
2 colheres de sopa de cereal integral (farinha de aveia, farinha láctea integral ou neston integral)
1 colher de chá de fibras (amaranto, aveia em flocos finos ou quinoa)
1 colher de chá de açúcar mascavo


Modo de fazer
Ferva, por 3 minutos, os 100ml de água + 1 colher de fibras + 1 colher de açúcar mascavo. O açúcar vai derreter, a água vai diminuir um pouco e as fibras vão ficar mais molinhas. 
Em um copo com 200ml de leite pronto, misture o cereal, até dissolver. 
Misture o conteúdo do copo ao conteúdo da panela e volte tudo ao fogo, até que vire mingau. 



DICA: a farinha de aveia e a farinha láctea viram mingal assim. Para fazer mingal de Neston integral, eu costumo adicionar um pouco de maisena, Cremogema ou Mucilon. Também é possível fazer o mingau integral salgado, com farinha de milho e gema! 




IMPORTANTE: se a criança tem mais de 1 ano e não apresenta sobrepeso, o oferecimento de mingau “não integral” ou semi-integral (mistura de cremogema, maisena ou mucilon com fibras)  uma vez por dia é indicado. A dica do mingau integral é bacana para crianças que gostam muito dessa opção e querem fazer esse lanche mais de uma vez ao dia.  

RoteiroBaby

Comentários

  1. Parece que você esqueceu esse post pra mim!!!!
    Minha Ana Júlia esta um pouco doentinha e a pediatra sugeriu que eu começasse a dar mingau pra ela… E eu ainda estava na dúvida.

    Já peguei sua receita e vou faze-la em casa hoje.

  2. Oi flor!Como amo suas dicas…sigo todas.Fiquei tão triste por não ter sido contemplada no sorteio dos sapatinhos metalizados,estava tão confiante,que até havia separado os da valentina.
    Izaaa,essa dica que você deu sobre o MINGAU achei super importante,pois a minha filha não aceita comida de sal.levei-a no pediatra e ele descobriu que havia uma certa ausência de zinco,Daí, ela está tomando reposição.Mas,fiquei tranquila por vc partilhar isto conosco.A Dra Lara, atende plano de saude, faceb?Pretendo levar a valentina para consultar com ela.
    Outro pedido,faça uma matéria sobre produtos para cabelos infantis,conheci a linh da bioextratus para bebê, é perfeita e muito cheirosa.Vale a pena conferir. bjs

  3. Nossa, adorei a Dica, vou tentar, já que a maneira que ensinam na embalagem a fazer, não faz sucesso com a Alice e preciso aumentar o apetite dela pela manhã! bjs

  4. o theo ama mingau aceita tds as receitas oferecidas. eu não ofereço tds os dias pq ele se alimenta bem ,aceita muito bem os alimentos entâo eu ofereço o mingau de vez em quanto

  5. Meninas, gostaria de saber que hora do dia vcs oferecem mingau pros seus bebes… Tem algum horario melhor que outro? Obrigada!

  6. Por favor, a pediatra da minha filha, que está com 8 meses, recomendou mucilon arroz para dar uma segurada no intestino, que por ser solto está prejudicando o ganho de peso, porém, não quero oferecer açucar para ela antes do primeiro ano. Você acha que mingau de aveia pode soltar ainda mais? Como poderia fazer um mingau de arroz caseiro ou uma farinha de arroz? Obrigada.

  7. Adorei essa receita espero que minha filhota goste elatem 8 meses e ainda nao tomou nenhum mingau

  8. vanessa mikaella diz:

    Ola ,minha bebe nasceu com 32 semanas ,hoje ela esta com8. Meses o pediatra dela ja liberou
    A papinha ,ela parou de mamar em mim com 4 meses e meio pq o meu leite
    Estava secando ai ele passou o nan a.r para ela porque ela tem refluxo,eu gostaria
    De saber se posso estar introduzindo revezando o mingau no lugar do
    Nan ???
    Obs:ela mama de manha ai ela almoça depois eu dou fruta ou
    O danoninho depois ela mama.novamente janta e ai mama p
    Dormir ,mas no intervalo de cada refeiçao de 3 em 3 horas eu dou bolachas e tal.

  9. Ola! Tenho um bebezinho de 5 meses, e ela tem sindrome de down, e eu nao tenho mais leite para amamenta.la. entao ela ja faz suas refeicoes diarias. So que toma mamadeira quando acorda e ao dormir. O nan fez muito mal a ela e o nestogeno nao. Mas percebemos qhe com o leite ela tem refluxo e com o uso da comida, como papinha, pure e frutas ela nao tem. Entao que tipo de mingau eu poderia dar a ela?

  10. Meu bb tem 3mes qal engrossar te dou pra ele tô dando o nestogeno creme de arroz. E agora tô experimentado aveia com neston de frutas

Deixe seu comentário

*