Julia2anos_27

Há cerca de três semanas comemoramos o aniversário de 2 anos da Júlia com uma festa em casa, com o tema Dora, a Aventureira. Desde a gravidez que eu imaginava a Júlia como a Dora: moreninha, do cabelinho liso e chanel, uma menininha mais chegada em aventuras que em princesas purpurinadas (rs!). Então não foi muito difícil pensar no tema da festa este ano. Inicialmente eu tinha pensado em fazer uma festa baseada nas músicas do DVD “Vem Dançar com a Gente”, da dupla Palavra Cantada, de quem somos todos fãs lá em casa (até achei esta festa fofa na Internet para me inspirar, mas apesar da Palavra Cantada ser bem popular, eu pensei que talvez nem todo mundo fosse entender as referências só de olhar para a mesa do bolo e fiquei com preguiça de ficar explicando, rs! Daí mudei pra Dora, já que, afinal, a Júlia é mesmo a cara dela e a AMA!)

Para deixar bem marcada a questão da personagem e da semelhança entre as duas, eu comprei camisetinha e bermuda nos mesmos tons da roupa da Dora na Cocar Baby, e encomendei a personalização com uma mochila de tecido costurada nas costas da camiseta. Quem fez foi minha amiga Mônica, de quem já falei AQUI.

Ficou perfeito!

colagemdoraejúlia

Eu sempre tenho dois focos quando organizo as festas da Júlia: que as crianças possam comer a comida tranquilamente, e que elas brinquem o tempo todo.

Em relação à comida, este ano eu contratei o buffet da Patrícia Cava, que trabalha com opções saudáveis (deliciosas!) de buffet infantil, sem frituras, com muitas frutas e comida caseira. Quando eu disse a ela que o tema seria a Dora, ela levou tudo com papelaria personalizada, sem eu pedir, muito fofa!

colagemfestajúlia_1Na foto principal, da esquerda para direita: salada de frutas servidas em casquinhas de sorvete (vocês não têm noção da DELÍCIA que é isso! Eu passei a festa inteira perseguindo os garçons atrás dessas casquinhas, hahaha!), salada de frutas no copinho tradicional e gelatina mosaico. Na 2a foto, sanduichinhos naturais de pasta de frango, alguns cortados em formato de estrelas aventureiras. Na 3a foto, biscoitos de mel no formato das estrelas aventureiras.

Comida deliciosa e farta! E a Patrícia, que é um amor, acessível, preocupada (me parou na cozinha uma hora em que eu disse que ainda não tinha comido nada direito e me fez um pratão de comida salvador, muito gentil!), nota 10!

Os doces eu encomendei metade tradicionais e metade sem lactose, todos na Doces da Vovó Cina, que pertence à família de uma colega querida de trabalho e onde sempre compro doces para as minhas festas.

Julia2anos_26Recomendação especial: os doces de cereja com cabinho!!!! 

Os toppers acima e toda a papelaria foram feitos pela Alê, da Mimos de Mãe para Mãe, que já foi parceira aqui do blog e sempre atende de ouvidos abertos a todos os meus pedidos, com prioridade, rapidez, simpatia e delivery do produto final em casa!

Julia2anos_35

A mesa do bolo foi inspirada por esta festa. Os adereços de decoração da mesa (árvores de feltro, vasinhos com flores de feltro, e os outros vasinhos menores de flores) foram confeccionados pela Carol John, da Calissa Festas, “anja” que mesmo com viagem marcada para estudar em Portugal na época da festa da Júlia me atendeu de todas as maneiras possíveis antes de viajar, e inclusive via WhatsApp no próprio dia da festa, me dando dicas para arrumar a mesa e evitar que tudo saísse voando (porque deixei a mesa do bolo na varanda e ventou muito no dia!). Aliás, agradecimentos MAIS QUE ESPECIAIS à minha mãe Ednilce e minha cunhada Tati (esposa do meu irmão Samuel), que terminaram de montar a mesa do bolo para mim enquanto eu ia tomar um banho para receber os convidados; meu irmão Samuel, que montou as mesas e cadeiras dos convidados; meu irmão Bruno (padrinho da Júlia), que correu com detalhes de última hora, como comprar um isopor para fixar alguns do adereços que estavam voando com o vento forte (rs!); meu pai Theo, que buscou todos os doces e o balão gigante da Dora na Baloá Festas para mim; e meu irmão Eduardo, que atravessou a cidade para buscar minha avózinha em casa (ela mora longe de mim!) para ela poder ir à festa, já que meu avô tinha feito uma pequena cirurgia e não poderia ir. Família linda, eu não teria feito nada sem vocês!! Obrigada!

Ainda da parte da decoração da mesa, os cubos de biscuit com os personagens da Dora, na foto que abre o post, foram feitos pela Branca Artes em Biscuit. Tratamos tudo via Facebook, o preço foi justo, ela é solícita e prestativa, e no dia da festa o marido dela me deixou em casa essas lindezas!

O bolo MARAVILHOSO e os cupcakes foram obras da minha confidente-parceira-de-tramoias-ouvidos-para-desabafar-amiga-amada Aline Pimenta, à frente de sua empresa de confeitaria Nïne Cuisine. Bolo do jeito que eu gosto: fofinho, cheio de chocolate, em camadas, delicioso. Cupcakes sem lactose nas cores da Dora: lilás e laranja.

foto (3)

Foto de celular

Esse mobiliário lindo eu contratei com a Fabrine Amorim, por indicação da Carol da Calissa Festas. Além de já ter a indicação de alguém em quem confio, a Fabrine me ofereceu um preço IMBATÍVEL de aluguel + frete, então fechei e ficou lindo como imaginei!

Sobre os bonecos dos personagens, que compuseram a mesa do bolo, eu não vou dar recomendação. São realmente lindos, mas a artesã que os fez é tão enrolada e irresponsável que me recuso a comentar. Sorte minha que deu tudo certo até o dia da festa.

Sobre o meu segundo foco, as brincadeiras, uma coisa é sempre certeza: os brinquedos serão alugados na Rafa Toy. Gosto dos donos, dos brinquedos (novos, em perfeito estado), e gosto dos preços principalmente. Eu sempre contrato cama elástica e brinquedoteca – sucesso! A cama elástica faz sucesso entre as crianças de 0 a 100 anos, e a brinquedoteca (com toca, mesinha de desenhar, um monte de velotrol novinho!) faz muito sucesso com os pequeninhos – a Júlia mesmo fica um tempão na mesinha de desenho, pintando e desenhando. Show!

colagemrafatoy

E eu sempre gosto de ter alguma atividade mais interativa com as crianças também. Ano passado o tema da festa era Jardim de Joaninhas, e eu comprei chocolates no formato de joaninhas e espalhei pelo quintal para as crianças “caçarem”. Este ano, aproveitando que no desenho da Dora tem um “vilão”, o Raposo, que sempre tenta atrapalhar os planos da Dora, bolei que ele iria roubar os cupcakes da festa e as crianças iam ter que caçá-lo. Nos episódios, a Dora segue um mapa com três locais antes de chegar ao destino final da aventura, então eu joguei no Google “mapa da Dora para colorir”, achei uma figura, apaguei algumas partes no Paint, e desenhei eu mesma o roteiro da minha Dora com caneta preta. Tirei xerox e guardei nas mochilinhas que foram entregues às crianças na festa. Ficou assim:

589e3f9cb92111e2a66b22000a9f09de_7

As mochilinhas foram as lembrancinhas da festa. Comprei mochilinhas roxas como a da Dora para as meninas e laranjas como a do Diego (primo da Dora, que aparece em alguns episódios) para os meninos. As mochilinhas encomendei pelo Elo7, pesquisei “mochila da Dora”, selecionei a mais em conta (e que sinceramente era a mais linda, porque é uma lancheirinha mesmo, e não é feita de E.V.A).  

Dentro das mochilinhas coloquei um kit-aventura com binóculo e lanterna, que encomendei também pelo Elo7, com a Flávia da Maribella Lembranças (essa encomenda fiz em cima da hora, porque ainda tentei achar os binóculos e lanterninhas no Taguacenter, que é a “25 de março candanga”, mas não achei, e a Flávia foi super pontual, me mandou tudo embaladinho e ficou preocupada rastreando o Sedex e me mandando email sempre que algo diferente acontecia. Adorei o tratamento! E o kit-aventura dela é super legal, uma das lanterninhas eu até peguei para mim para deixar dentro da bolsa para alguma eventualidade, caçar um celular perdido, etc, hehe!). Além desse kit, coloquei uma pulseirinha da Dora para as meninas, um relógio do Diego para os meninos, e um jogo da memória com personagens da Dora, que contratei com a Karen, da FazDTudo Artesanatos. Também super boa gente, eu fiz os pedidos picados, pedia uma coisa, depois acrescentava, pedia mais, e ela sempre paciente comigo, me atendendo com presteza. Ótima. Para finalizar, coloquei o mapa e uma revistinha da Dora, que explica quem são os personagens. Essa revistinha eu mandei reduzir de um livrinho que tenho em casa e fazer cópias coloridas com o Hebert, da E-graff Express Print, no Sudoeste, que fez tudo para mim super rápido, em um dia. Ficou assim:

colagemmochilinhas

E foi ótimo, as crianças super entraram no clima de caçar o Raposo, que eu escondi num armário que tenho no quintal. Elas foram conduzidas pela Cris, que eu contratei para me ajudar a organizar as crianças, explicar a dinâmica da brincadeira, e tudo mais. Na semana da festa, a Cris foi lá em casa e nós combinamos tudo, mas na hora eu fiquei ansiosa porque já era fim de tarde, a Júlia tava meio chorosa de sono e a gente não tinha cantado parabéns ainda, então “boicotei” muito do que a gente tinha combinado fazer… Mas no fim deu tudo certo, as crianças curtiram, e quando acharam o Raposo foi aquela gritaria e comemoração, hahaha! O prêmio: um cupcake para cada.

colagemcaçaaoraposo_1

Como a Júlia AMA música, este ano eu repeti uma contratação do ano passado que foi a sensação da festa: a dupla de professores de musicalização Clarissa e Carlão. Eles são INCRÍVEIS! Levam toda a sonorização necessária, fazem, enquanto os convidados vão chegando, uma mistura de som mecânico com músicas ao vivo (sempre músicas infantis que eu seleciono e passo para eles por e-mail, então, ainda mais essa: eles sempre aprendem e criam arranjos para as músicas que eu peço, quando elas não são do repertório tradicional deles). Ao meu sinal (mais ou menos quando já chegaram muitas crianças na festa), a Clarissa faz uma coisa linda: ela sai tocando flauta pela festa, chamando as crianças, juntando todas elas no edredon que eu estendo na grama. E aí começa o encantamento: os dois levam instrumentos reciclados e ensinam algumas músicas para as crianças, fazem uma verdadeira aula de musicalização mesmo. Chega a ser meio hipnotizante, para pais e crianças, já que os adultos também se empolgam com a aulinha de música junto com os filhos, é super gostoso.

colagemclarissaecarlão

Julia2anos_186_1

De última hora resolvi fazer CDs como lembrancinhas para os bebês da lista de convidados que não iam participar da caça ao Raposo, e portanto não iam ganhar mochila na hora. Acabei fazendo CDs para todas as crianças da festa e para a família também (aloka), com as músicas preferidas da Júlia #aos2. A Iza me deu a dica de ouro (valeu, Gata!) de mandar queimar os CDs na empresa Dgrau Multimídia, que me cobrou um preço super bom pelo serviço de gravar os CDs + imprimir o label diretamente na mídia, sem precisar colar etiqueta. Eu adorei! Ficou assim:

83e53d00b9d911e28c6a22000a9f3c64_7

Com exceção das fotos de celular, todas as fotos deste post e da festa foram feitas pela minha amiga super profissa e talentosa, Carol Caminha, que é quem sempre tira as fotos da Júlia, desde a barriga, e arrasa sempre. Carol tem o dom de transformar em imagens as memórias que tenho na cabeça. É incrível, mas sempre que recebo as fotos, tudo o que vejo é tudo o que eu lembrava das ocasiões que ela fotografou, ela faz as fotos que eu imaginei, nos ângulos que eu imaginei, sempre adivinha o que eu quero sem me perguntar. Sintonia fina. Obrigada, Lindona!

É isso, acabei, rs! Organizar festa é bom demais, a gente passa pela fase inicial da empolgação com a escolha do tema, depois começa a arrancar os cabelos com a planilha de convidados que nunca bate, a planilha de preços… Depois vem a fase intermediária, que é quando a gente JURA que NUNCA MAIS a gente entra nessa, hahahaha; e a fase final, que é curtir a festa e depois sentir saudade de todos os preparativos… Para o ano que vem meu marido já me pediu um tema específico de festa. Eu adorei e topei, só nos resta saber se Júlia vai gostar ou se vai escolher outro (porque eu tenho quase certeza de que este foi o último ano em que escolhi um tema de festa sem a participação dela, hehehe!)

Julia2anos_102

Segue resumo dos serviços:

Fotos: Carol Caminha
Adereços da mesa do bolo: Calissa Festas
Toppers dos doces e papelaria personalizada: Mimos de Mãe para Mãe
Buffet: Cozinha de Casa, Patrícia Cava
Doces: Doces da Vovó Cina
Bolo e cupcakes: Nïne Cuisine, Aline Pimenta
Mobiliário: Fabrine Amorim
Música: Carlão e Clarissa – e-mail: clarisbarros@gmail.com
Animação: Palhaça Pipoca (Cristiani)
Brinquedos: Rafa Toy
Gráfica: E-graff Express Print
Lembrancinhas: Maribella Lembranças (kit-aventura com mini-binóculo e mini-lanterna), FazDTudo Artesanatos (pulseiras da Dora, relógio do Diego, jogo da memória)
Gravação de CD: Dgrau Multimídia

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!