10 filmes da sua infância para rever com seus filhos

Este post é inspirado por esse do NerdPai (conhecem? Vale a pena!). O NerdPai também está louco para apresentar seus filmes preferidos (no caso, a saga Star Wars) ao filhinho de 2 anos.

Eu por aqui já andava comprando os DVDs dos meus filmes de infância/adolescência preferidos para a minha coleção particular (eu sou daquelas que gosta de DVD original, e minha coleção dá gosto!), e agora comecei a pensar com quantos anos Júlia poderá se interessar por eles, e se já não é melhor tê-los em blu-ray (pensando nos anos futuros, né? A tecnologia dos DVDs já está ficando obsoleta…).

Bom, divagações à parte, compartilho com vocês a minha lista:

1) De Volta para o Futuro

Eu tinha 9 anos quando assisti ao primeiro filme da trilogia De Volta Para o Futuro pela primeira vez, numa fita alugada de vídeo locadora, emprestada pelo meu tio ao meu pai. Eu lembro de ter gostado muito, mas eu curti mesmo quando passou na Globo pela primeira vez, no ano seguinte. Meu pai gravou no vídeocassete para mim e meus 3 irmãos, e a gente assistia MUITO! Nós 4 somos completamente FIS-SU-RA-DOS por De Volta Para o Futuro, sabemos as falas todas decoradas (as dubladas mesmo, porque era como assistíamos), e as usamos em situações nossas do dia-a-dia com muita frequência, hahahaha!

(Um segredo de bastidores: Marty McFly (Michael J. Fox) foi meu primeiro amor platônico, junto com Cássio Gabus Mendes em Ti-Ti-Ti, hahahaha! Cliquem aí, eles eram gatinhos, vai?)

Quero que Júlia assista à trilogia toda, claro, mas especialmente o primeiro filme. E este faço questão que ela veja comigo e meus irmãos (um deles, padrinho dela).

2) Karatê Kid

O primeiro filme da trilogia (os outros não acho tão legais). O primeiro filme é muito divertido, e principalmente muito edificante. Além da amizade e respeito entre um adolescente e um senhor mais velho, e de outra cultura, quem não lembra de como o Sr. Myiagi ensinou os golpes de karatê ao Daniel San? Mandando ele pintar a cerca, lavar o carro… Por trás de tudo na vida, há uma lição. Adoro esse filme!

3)  E.T.

CLÁSSICO! Nem tenho muito o que dizer, acho E.T. o filme infantil perfeito!

4) Os Goonies

Um filme de heróis infantis, que seguem um mapa de tesouro encontrado no sótão da casa de um deles para, com a grana, pagar a hipoteca dessa casa. Goonies tem de tudo: aventura, amizade, romance, bandidos maus, piratas, um monstro bonzinho… Acho que esse é capaz da Júlia curtir mais cedo, talvez com uns 6 ou 7 anos… Será?

5) Uma Noite de Aventuras

Um filme divertido sobre o terror de nós, pais: uma babá irresponsável (mas que arrasa corações), hahaha! Eu adoro a menina fanática pelo Thor, nada perua e super espoletinha. A cena em que ela pensa que um mecânico é o próprio Thor é impagável!

6) Curtindo a Vida Adoidado

Este filme é o sonho de todo aluno: conseguir engabelar os pais para matar aula, ter um dia completamente sem-noção de tão divertido, e ainda sair como herói! E cantando Beatles no meio de um desfile!!

7) A História Sem Fim

A primeira vez que vi este filme eu devia ter uns 6 anos, vi no cinema, e fiquei com medo desse cachorro voador aí da foto. Eu só curti mesmo o filme bem depois, quando vi na Sessão da Tarde, mais velha. O final do filme (SPOILER para quem não viu: para salvar a Imperatriz que está morrendo, o menino que lê o livro da História Sem Fim grita o nome da própria mãe) é muito emocionante. Vou esperar Júlia ter uns 9 ou 10 anos para ver com ela.

8) O Pequeno Príncipe

Também vou esperar Júlia ser mais velha, porque da primeira vez que vi (com uns 7 anos) achei o filme muito longo e fiquei muito angustiada com o final. Vi várias outras vezes depois, mais velha, e hoje, adulta, choro sempre. AMO esse filme!

9) A Noviça Rebelde

Acho que toda menina AMA este filme. Ele também é muito longo para crianças mais novas, mas o fato de ser um musical, e ter crianças nele, faz com que passe muito rápido e a gente já queira assistir de novo assim que acaba. E o mais legal: é baseado em uma história real!

10) Os Saltimbancos Trapalhões

Eu assisti a todos os filmes dos Trapalhões (clássicos das férias de dezembro!). Mas este eu gosto em especial pela trilha sonora (apesar de eu não ser fã de Chico Buarque, adoro “Hollywood”, “História de Uma Gata” e “Piruetas”, coloco para Júlia escutar e cantarmos juntas), e pela Lucinha Lins. Quando eu era criança eu achava que a Lucinha Lins, depois da minha mãe, era a mulher mais linda do mundo! Esse filme é da época em que os Trapalhões ainda estavam todos vivos, e o Didi ainda era engraçado, rs!

Vamos aumentar esta lista? Quais os filmes da sua infância você está louca para que seu filho assista?

Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!

Comentários

  1. Olha, E.T, Pequeno Príncipe e Saltimbancos é curtição total! Os meus meninos adoraram! Goonies tem um problema inacreditável: até agora o dvd e blu-ray que estão na praça não tem versão DUBLADA!!!! Acredita nisso? Só legendas em português!!! Agora eles estão numas de Charles Chaplin, por conta de um desenho no Gloob. Eles adoram o novo Carlitos e o do cinema mudo!!! Eu também, programão pra fazer com eles… e a Folha está relançando toda a obra do Chaplin numa coleção super bonita… recomendo também! http://chaplin.folha.com.br/?gclid=CNuQnbPFirMCFRGqnQodsGAA2w

    • Oi Bruno!
      Muito legal saber que os pequenos estão curtindo Charles Chaplin! Vou colocar a Júlia pra assistir (já tô procurando o horário que passa!) e ver a reação dela :-)

      Obrigada pelo comentário!

      Abçs!

  2. Amiga, aqui em casa o filme Esqueceram de Mim (principalmente o primeiro e o segundo da série) é um verdadeiro clássico, especialmente no Natal. Ano passado, no primeiro Natal do Fabrício, assistíamos o tempo inteiro! Amo demais esse filme, e é um clássico, né? Beijo!

  3. Mari, assim não vale! Vc já falou os meus preferidos: ET, A noviça rebelde, Goonies, Curtindo a vida adoidado, A história sem fim…
    Tem um q pode ser um pouco assustador pras crianças, mas tb é um clássico da minha infância: GREMLINS!! Adoro!! Mas é praticamente impossível achar em locadoras, já tentei várias vezes sem sucesso…

  4. Minha lista é G I G A N T E! Mas para citar alguns: Quero Ser Grande (um dos meus preferidos), Labirinto, Mary Poppins e os filmes do John Hughes (como diretor, roteirista ou produtor – Curtindo a Vida Adoidado, Gatinhas e Gatões, Esqueceram de Mim 1 e 2, O Clube dos Cinco, Mulher Nota 1000…)
    Só para constar que De Volta Para o Futuro, Karate Kid e A Noviça Rebelde minha filha (de 4 anos) adora! <3

    • Eu ia bem perguntar mesmo se a Malu tava com 4 ou 5 anos! Quer dizer então que ela curtiu De Volta pro Futuro com 4 anos! Que ótimo, menos tempo pra esperar pra ver com a Júlia então! :-)
      Essa sua lista tá demais, Quero Ser Grande é um filme ótimo, AMO!

      Obrigada!

      Bjs!

  5. A Noviça Rebelde e E.T.são os meus preferidos!!! Mas, a Noviça… AMO!! Até já pensei em comemorar o aniversário da minha pequena com o tema do filme :)
    Adorei a lista!!
    Beijos,
    Rebecca.
    Passaportebaby.com

    • Luciana Landim diz:

      Um que faltou e as crianças pequenas adoram (minha filha 3 anos ama!) é o “Em busca do vale encantado”, do pequeno dinossauro Littlefoot e seus amigos! Essa semana passou “História sem fim” na SKY, mas minha filha não se interessou muito não, acho que daqui a algum tempo ela vai achar mais interessante! E E.T. é mesmo lindo!!!!

    • Ei, que bom tema, hein Rebecca?! Adorei! Se fizer mesmo, mande as fotos para cá? Você é de Brasília? Temos uma tag “Festas em Brasília”, vai ser muito legal divulgar uma festa com esse tema!

      Abrçs!

      • Mari,
        Sou de Brasília, sim – e escrevo para um blog de viagens com crianças, o Blog PassaporteBaby, !!
        A pedido da Iza, a festa de 1 ano de Melina, minha filha, foi divulgada no Roteiro Baby no ano passado.
        Quem sabe no próximo aniversário não faço com o tema – é algo que quero muito!!!
        Beijocas,

  6. Claudia Martinelli Wehbe diz:

    Dica anotada!! Legal saber que as crianças curtem esses filmes também. Curtindo a vida a doidado, A noviça rebelde e trapalhões estão no topo da lista pra quando o João chegar, e espero que até lá já existam em versão dublada para blu ray, ou no Apple TV. Também incluí na minha lista os filmes de esporte (wakeboard, surf e snowboard) que não faltam aqui em casa. Agora uma dúvida: a partir de qual idade eles conseguem acompanhar um filme inteiro?
    Abs,
    Claudia

    • Oi Cláudia,
      a Júlia tá com 1 ano e 5 meses, e consegue ficar entretida por no máximo (estourando) 30 minutos (a duração dos Backyardigans na TV, hahaha!)
      Mas a Joyce comentou anteriormente que a filha dela, de 4 anos, já assistiu a alguns filmes com ela…
      Então eu chutaria aí uns 3, 4 anos…

      Se não nos falarmos/vermos antes, boa hora no parto do João! Tá chegando! Vai dar tudo certo!
      Um abração!

  7. Ah! Tá fantando filme aí: “O Mágico de Oz” que é bem mais antigo ainda, mas é um clássico! Como assim não tem “Alice no País das Maravilhas”? E o mais melhor de todos: “Mary Poppins”!!!!!

  8. A Malu sempre foi acostumada desde bebezinha a assistir filmes com a gente (o primeiro cineminha dela foi aos 4 meses) então filmes é algo que ela curte muito (alguns filmes ela assiste numa boa até legendados).
    O De Volta Para o Futuro, por exemplo, eu tava mega a fim de assistir e ela pediu pra ver comigo. Ela tinha 3 anos! Achei lindo!
    Outros eu fiz questão de mostrar pra ela, como o Mary Poppins.
    Foi o tempo dela. Com o irmãozinho eu não sei se vai ser a mesma coisa.

  9. Adorei!!!
    Eu completaria com Labirinto! David Bowie está perfeito!!!!!!!! E as músicas são tudo de bom…
    Beijo, amiga, excelente post, como sempre!

  10. Super recomendados! Esses filmes são tudo de bom!

  11. Robocop!

  12. Danielle Schelb diz:

    Faltou A Fantástica Fábrica de Chocolate, o primeiro, lógico! Viajava no filme!

  13. Olá! Quando eu era criança, perto do Natal sempre passava uma versão em desenho animado daquele conto de As Crônicas de Nárnia (faz tempo!), esse mesmo que conta sobre o guarda-roupa que é um portal para Nárnia. Eu amava. Já assistimos o filme com as crianças aqui em casa (3 e 5 anos).

Deixe seu comentário

*