100712_kids_dvd_library

Este post é inspirado por esse do NerdPai (conhecem? Vale a pena!). O NerdPai também está louco para apresentar seus filmes preferidos (no caso, a saga Star Wars) ao filhinho de 2 anos.

Eu por aqui já andava comprando os DVDs dos meus filmes de infância/adolescência preferidos para a minha coleção particular (eu sou daquelas que gosta de DVD original, e minha coleção dá gosto!), e agora comecei a pensar com quantos anos Júlia poderá se interessar por eles, e se já não é melhor tê-los em blu-ray (pensando nos anos futuros, né? A tecnologia dos DVDs já está ficando obsoleta…).

Bom, divagações à parte, compartilho com vocês a minha lista:

1) De Volta para o Futuro

Eu tinha 9 anos quando assisti ao primeiro filme da trilogia De Volta Para o Futuro pela primeira vez, numa fita alugada de vídeo locadora, emprestada pelo meu tio ao meu pai. Eu lembro de ter gostado muito, mas eu curti mesmo quando passou na Globo pela primeira vez, no ano seguinte. Meu pai gravou no vídeocassete para mim e meus 3 irmãos, e a gente assistia MUITO! Nós 4 somos completamente FIS-SU-RA-DOS por De Volta Para o Futuro, sabemos as falas todas decoradas (as dubladas mesmo, porque era como assistíamos), e as usamos em situações nossas do dia-a-dia com muita frequência, hahahaha!

(Um segredo de bastidores: Marty McFly (Michael J. Fox) foi meu primeiro amor platônico, junto com Cássio Gabus Mendes em Ti-Ti-Ti, hahahaha! Cliquem aí, eles eram gatinhos, vai?)

Quero que Júlia assista à trilogia toda, claro, mas especialmente o primeiro filme. E este faço questão que ela veja comigo e meus irmãos (um deles, padrinho dela).

2) Karatê Kid

O primeiro filme da trilogia (os outros não acho tão legais). O primeiro filme é muito divertido, e principalmente muito edificante. Além da amizade e respeito entre um adolescente e um senhor mais velho, e de outra cultura, quem não lembra de como o Sr. Myiagi ensinou os golpes de karatê ao Daniel San? Mandando ele pintar a cerca, lavar o carro… Por trás de tudo na vida, há uma lição. Adoro esse filme!

3)  E.T.

CLÁSSICO! Nem tenho muito o que dizer, acho E.T. o filme infantil perfeito!

4) Os Goonies

Um filme de heróis infantis, que seguem um mapa de tesouro encontrado no sótão da casa de um deles para, com a grana, pagar a hipoteca dessa casa. Goonies tem de tudo: aventura, amizade, romance, bandidos maus, piratas, um monstro bonzinho… Acho que esse é capaz da Júlia curtir mais cedo, talvez com uns 6 ou 7 anos… Será?

5) Uma Noite de Aventuras

Um filme divertido sobre o terror de nós, pais: uma babá irresponsável (mas que arrasa corações), hahaha! Eu adoro a menina fanática pelo Thor, nada perua e super espoletinha. A cena em que ela pensa que um mecânico é o próprio Thor é impagável!

6) Curtindo a Vida Adoidado

Este filme é o sonho de todo aluno: conseguir engabelar os pais para matar aula, ter um dia completamente sem-noção de tão divertido, e ainda sair como herói! E cantando Beatles no meio de um desfile!!

7) A História Sem Fim

A primeira vez que vi este filme eu devia ter uns 6 anos, vi no cinema, e fiquei com medo desse cachorro voador aí da foto. Eu só curti mesmo o filme bem depois, quando vi na Sessão da Tarde, mais velha. O final do filme (SPOILER para quem não viu: para salvar a Imperatriz que está morrendo, o menino que lê o livro da História Sem Fim grita o nome da própria mãe) é muito emocionante. Vou esperar Júlia ter uns 9 ou 10 anos para ver com ela.

8) O Pequeno Príncipe

Também vou esperar Júlia ser mais velha, porque da primeira vez que vi (com uns 7 anos) achei o filme muito longo e fiquei muito angustiada com o final. Vi várias outras vezes depois, mais velha, e hoje, adulta, choro sempre. AMO esse filme!

9) A Noviça Rebelde

Acho que toda menina AMA este filme. Ele também é muito longo para crianças mais novas, mas o fato de ser um musical, e ter crianças nele, faz com que passe muito rápido e a gente já queira assistir de novo assim que acaba. E o mais legal: é baseado em uma história real!

10) Os Saltimbancos Trapalhões

Eu assisti a todos os filmes dos Trapalhões (clássicos das férias de dezembro!). Mas este eu gosto em especial pela trilha sonora (apesar de eu não ser fã de Chico Buarque, adoro “Hollywood”, “História de Uma Gata” e “Piruetas”, coloco para Júlia escutar e cantarmos juntas), e pela Lucinha Lins. Quando eu era criança eu achava que a Lucinha Lins, depois da minha mãe, era a mulher mais linda do mundo! Esse filme é da época em que os Trapalhões ainda estavam todos vivos, e o Didi ainda era engraçado, rs!

Vamos aumentar esta lista? Quais os filmes da sua infância você está louca para que seu filho assista?

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!